quarta-feira, 1 de junho de 2016

12 Coisas que um candidato à cirurgia bariátrica precisa saber antes de ir pra mesa de cirurgia!



1)      Que devo anotar todas as dúvidas e levar para as consultas.
Todo mundo passa por aquele branco típico de quem está ansioso. Antes de cada umas das consultas você têm mais perguntas prontas que um repórter iniciante. Quando está lá, frente ao profissional, some tudo da sua cabeça. Apenas fica concordando com o que está sendo dito. O ideal é você anotar as dúvidas e tirá-las, talvez não tenha tantas oportunidades de estar frente aquele profissional outra vez. E se tem uma coisa que um obeso, candidato à cirurgia, não quer perder é tempo.


2)      Que o tempo entre as primeiras consultas e a cirurgia, é o tempo para que eu possa compreender bem minha decisão.
Ás vezes se deixa consumir pela ansiedade e esquece-se que não se tornou obeso de um dia para o outro. Tão pouco ficará magro de um dia para outro. É um processo e demanda tempo, paciência, comprometimento com a própria decisão e bom humor.

3)      Devo confiar e seguir as recomendações médicas
Os médicos, em grande maioria, são experientes nessa cirurgia. É necessário  ouvi-los e compreender que nenhuma recomendação é em vão. Eles sabem do que que estão falando e podem dizer das consequências e riscos de ignorar uma delas.

4)      Os exames, consultas e laudos não são atoa
Muitas vezes é questionado os motivos de se pedir esse ou aquele laudo, essas dúvidas são comuns. Por isso, pergunte aos profissionais a importância da avaliação, exames e laudos. Vai te ajudar a compreender todo o cuidado que o cirurgião tem antes da cirurgia. Esses exames e laudos são para proteger a sua vida.

5)      Devo pesquisar muito bem sobre o médico escolhido
Converse com pacientes do seu médico. Faça pesquisa junto ao CRM da  sua região.

6)      Preciso conhecer e pesquisar sobre as técnicas
É de suma importância que você pesquise e conheça a técnica que seu médico irá realizar. Muitas vezes é escolhido o médico e não a técnica. Compreender a técnica e como será o processo de emagrecimento, segundo ela, é imprescindível. Isso irá te ajudar a manter a calma e esperar o tempo correto.

7)      Conversar com pessoas que fizeram a cirurgia
Conversar com as pessoas faz com que você crie expectativas boas, e te ajuda a conhecer as precauções necessárias do processo como um todo. Ajuda também a manter a ansiedade sob  controle e o medo também.

8)      Que se eu desejar me manter magro (a) terei que mudar meu comportamento
Você é obeso por conta de mal hábitos. Tão raro encontramos pessoas que desenvolveram a obesidade por conta de  uma outra enfermidade. E ainda assim se formos observar as raízes, descobriremos que foram mal hábitos. A tua relação coma comida precisará modificar após a cirurgia. Já ouvi de alguns pacientes que dizem que estão realizando a cirurgia para poderem comer o que querem sem engordar. Ledo engano. A cirurgia é para auxiliara a emagrecer, o que irá fazer durante o processo de emagrecimento no que tange mudança de pensamento, é o que irá te manter magro.

9)      Que há consequências
Há grandes mudanças me esperando. A tendência é se focar nas questões boas do pós cirúrgico, como a possibilidade de vestir-se, de se sentir mais disposto, de uma melhor auto-estima. E as consequências acabam sendo esquecidas ou colocadas de lado. E é exatamente isso que provoca os “textões arrependidos” nos grupos do facebook. Há muitos riscos em se optar pela cirurgia e se você não estiver disposto a enfrentar cada um deles de cabeça erguida, com bom ânimo e coragem, irá se arrepender antes mesmo dos primeiros MLs da fase liquida.


10)   Que não preciso contar para todo mundo que irei fazer a cirurgia
O caminho até a cirurgia é muito desgastante. Muita espera, muita dúvida e não são todas as pessoas que possuem uma rede de apoio. Muitas vezes os familiares  e amigos, por medo de perder um ente querido, tentam desencorajar o candidato.  Deve-se observar bem com quem pode contar, e para quem deve-se contar que está se preparando.

11)   Que sou  capaz de dominar meus sentimentos
Que sou capaz de dominar minhas vontades, desejos, ansiedade, medo e qualquer outra coisa a partir de uma decisão racional. E a partir da minha compreensão de tudo o que foi tratado nesse texto. 

12)   Que  o acompanhamento psicológico pós cirúrgico é fundamental
Muitas pessoas formularam toda sua existência, personalidade, hábitos e vontades como uma pessoa obesa. O processo de mudança da imagem pode desestabilizar tudo isso. O apoio psicológico não serve para apenas auxiliar o paciente a se manter magro, mas para, sobretudo, auxiliar no processo de ressignificação de si mesmo. Compreensão do impacto que os excessos faziam em sua vida e a não transpor os hábitos nocivos de uma coisa para outra.


Tenha carinho por seu processo. Compreenda que seu organismo é diferente de outras pessoas. Não se compare com outras pessoas. Siga acreditando que tudo depende da forma como você encara. 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Douglas Amorim é psicólogo, atende em Cuiabá crianças, adolescentes, adultos. Coordena um grupo terapêutico para pacientes no pré e no pós-operatório da cirurgia bariátrica. Há 3 anos realizou a cirurgia bypass e emagreceu 65kg.
 Realiza atendimento online e publica diariamente frases e pensamentos no perfil do Instagram: www.instagram.com/umpsicologoemcuiaba
Agendamentos de consulta pelo WhatsApp 65 9293 9445


11 comentários:

  1. Meu sonho fazer bariatrica , mas não tenho condições financeiras, 😩

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,realizei a minha cirurgia a 1ano e 1mes só emagrecimento 30 kg agora estacionou não perco mais nada,antea da cirurgia pesava ,108 kg estou com 78 kg alt 1,52, não faço academia tenho uma lesão no joelho,nao consigo fazer exercícios e nem caminhar oq eu faço pode me ajudar.obrigado

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Sou gastroplastizada. Perdi 104 kgs.
    Posso afirmar com certeza que o suporte do psicólogo é 70% responsável pelo sucesso da cirurgia!
    Não me arrependo das sessões e continuo na terapia!
    Carolina...De 180 para 76 kgs!

    ResponderExcluir
  6. Sou gastroplastizada. Perdi 104 kgs.
    Posso afirmar com certeza que o suporte do psicólogo é 70% responsável pelo sucesso da cirurgia!
    Não me arrependo das sessões e continuo na terapia!
    Carolina...De 180 para 76 kgs!

    ResponderExcluir
  7. Gente fiz sleeve ha 7 meses e estou muito feliz com minha decisão, não é fácil mas é possível! E o resultado super compensa, estou rumo a minha meta, comendo muito mais saudável, ativa na academia e muito mais feliz! SIGA SEM DÚVIDA O ITEM 10!!!! Fundamental vc não ficar espalhando que irá fazer a cirurgia pra todo mundo, eu ouvi cada coisa que fiquei mal uma semana, pois vc já está com muitas dúvidas e é incrível o que as pessoas sem terem informação nenhuma sobre o processo te falam! Não caia nessa, se preserve e converse com que realmente tem experiencia nisso! Foco, Força e Fé!!!

    ResponderExcluir
  8. Estou as vesperas da cirurgia , foi 3 anos de lutas, e agora que consegui falta pouco, nao estou feliz, estou com muito medo. Peco a Deus p me dar forca!

    ResponderExcluir
  9. Sou candidata, iniciando avaliações, meu único medo e não voltar da cirurgia, tô enfrentando...Vou superar.

    ResponderExcluir
  10. Meu maior medo ñ é volta da cirurgia bariátrica. E a recuperação durante

    ResponderExcluir