segunda-feira, 16 de maio de 2016

A quem contar que irá fazer, ou fez, a cirurgia?






Muitos pacientes na preparação, comunicam à muitas pessoas sua decisão pela cirurgia. Nem sempre consegue apoio unânime. E nisso aparecem muitas opiniões contrárias acerca da decisão.


Atendo muitas pessoas que relatam que em seu processo pré cirúrgico teve muitos embates com amigos e familiares. Algumas pessoas, inclusive contam que foram chamados de preguiçosos já que muitos consideram a decisão pela cirurgia como um ato de desistência.

Há pacientes que relatam que adiaram por meses, alguns até anos, a cirurgia por não contar com uma rede de apoio. E isso acabou acarretando em um quadro de ansiedade tão intenso que contribuiu para intensificar o ganho de peso. 

Pode ser que você não receba o apoio que deseja. Mas, alguma vez recebeu? É necessário fortalecer suas bases e se focar no seu desejo. Claro, escolhendo  ótimos profissionais. Indo atrás de referências sobre eles e se informar. Talvez seja o único apoio que irá receber. 

Quando realizei minha cirurgia contei a poucas pessoas porque queria me proteger emocionalmente e,  e me focar no acompanhamento psicológico pré cirúrgico. 

Como se prevenir dos opositores?

 Por isso é muito importante tirar todas as dúvidas no processo de preparação. Conversar com profissionais e com pessoas que realizaram também a cirurgia. Perguntar os mínimos detalhes e, conhecendo as consequências inerentes à cirurgia, responsabilizar-se de tal modo que qualquer coisa que aconteça enfrente de forma resiliente e bem humorada.

Consiga até responder aos opositores de forma firme, sem a necessidade de ser grosseiro:

 "Olha, essa decisão já está tomada. Estou ciente de tudo o que pode acontecer e me responsabilizarei pelas possíveis consequências"

 A falta de informação pode acarretar dúvida na realização e, um quadro de ansiedade. Então, suas armas é a informação. Não leve dúvidas pra mesa de cirurgia. O acompanhamento psicológico é de suma importância no pré operatório.

-Psicológo Douglas Amorim CRP 18/01648
Faço acompanhamento online de pessoas que realizaram e irão realizar a cirurgia.
www.instagram.com/umpsicologoemcuiaba
Psidouglas@hotmail.com
WhatsApp 65 9293 9445
psicologiabariatrica.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário