quinta-feira, 12 de maio de 2016

Obesidade e Solidão!



"Todo gordo é pegajoso."

Ouvi isso outro dia de uma pessoa que nem sonhava que um dia eu fora obeso (já pesei 152kg, até realizar minha bypass há 3 anos).
Antes de revelar que um dia fora obeso e perguntar se eu me encaixava na descrição dela, eu quis entender o porque ela tinha aquela visão. Sou psicólogo e como todo psicólogo, gosto de saber o que está por trás da visão.
Me informou que estava sendo "perseguida" por um cara no facebook, no whats e até no instagram. Esse cara a estava importunando, chamando pra sair e mandando cantadas, segundo suas próprias palavras.
Ao final do relato o que me pareceu era que estava lidando com uma pessoa que estava utilizando as ferramentas que possuía, no caso as redes sociais, para interagir com pessoas de seu interesse. Nada anormal. Como se tratava de uma pessoa obesa, logo foi categorizada como uma pessoa pegajosa.
Ouço muitos relatos de pessoas que são obesas e que não possuem ânimo, circulo de amigos ou participam de outras atividades coletivas que os façam interagir com pessoas.
Esses, por conta da própria condição obesa, se sentem muitos solitários e utilizam as redes sociais para se aproximarem. Enfrentam o vazio de um quarto silencioso e consequentemente, ao menor interesse e atenção demonstrado por outra pessoa, acabam se dedicando demais e passa por pegajoso.
Se a pessoa que me relatou tivesse achado o "pegajoso" atraente, possivelmente o relato teria sido outro. Ela o consideraria como alguém atencioso, preocupado e até romântico. Portanto, a visão dela era baseado na falta de atração que sentiu.
Como não ser considerado uma pessoa não "pegajosa"? 
Primeiro você precisa entrar em contato com atividades coletivas, conhecer o máximo de pessoas que conseguir e achar necessário. Isso contribui de forma prática para que faça vínculos e consequentemente cria laços de amizade.

Algumas questões, são profundas e necessitam de dedicação. A psicoterapia auxilia nesse crescimento, entendimento de si e descoberta do que é necessário desenvolver.

Meu nome é Douglas Amorim, sou psicólogo e realizei a cirurgia bypass há 3 anos. Hoje estou a frente de um grupo de apoio aos cirurgiados e faço acompanhamento online e presencial de ex obesos.


Contatos:
www.instagram.com/umpsicologoemcuiaba
psidouglas@hotmail.com
whats 65 9293 9445
CRP 18/01648

Nenhum comentário:

Postar um comentário