quinta-feira, 12 de maio de 2016

"Emagreci e continuo me sentindo desanimado (a). E agora?"


Quando estamos acima do peso temos o mito de colocarmos a expectativa que iremos solucionar todos os nossos problemas emocionais com o emagrecimento. E essa expectativa gera a decepção em muitos ex-obesos, ou obesos em recuperação, como eu prefiro chamar.

Muitos deles emagrecem e mesmo assim continuam se sentindo deprimidos, com baixa auto-estima. Muitos não alcançam a imagem desejada e com isso julgam até que estavam melhores antes da cirurgia.

Isso acontece porque a medida que o corpo muda e, com ele a nossa auto-imagem, modifica também. Nossas relações tendem a modificar e nesse furacão de mudanças, precisamos nos refazer, nos repensar, redescobrirmos os nossos gostos e tantas outras coisas. Quando obeso você acaba por deixar de fazer e ser muitas coisas por inúmeras questões e então magro já não há mais justificativas e então, precisa lidar com a pressão das pessoas.


Eu sou psicólogo, fiz a cirurgia bypass há 3 anos e hoje faço acompanhamento de algumas pessoas que fizeram a cirurgia. E percebo que o emocional influencia 100% na percepção se a decisão foi correta ou não pela cirurgia. Quando você ouvir que existe alguém que se arrependeu análise de qual ponto de vista ela está dizendo isso. Talvez seja uma pessoa que não preparou o próprio emocional e deixou-se trair pelas expectativas. As emoções não se organizam simplesmente pela perda de peso. É necessário se refazer, se cuidar e se tratar com carinho.


Meu nome é Douglas Amorim, faço acompanhamento online também. Podem me add no face e fazer perguntas.

-Psicológo Douglas Amorim CRP 18/01648
Faço acompanhamento online de pessoas que realizaram e irão realizar a cirurgia.
www.instagram.com/umpsicologoemcuiaba
Psidouglas@hotmail.com
WhatsApp 65 9293 9445
psicologiabariatrica.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário