sexta-feira, 13 de maio de 2016

Porque quem faz cirurgia sente mais frio?


Frio não é psicológico como costumamos brincar. rs Ele é fisiológico e cada um tem uma sensibilidade ao frio. Para aqueles que fizeram a cirurgia bariátrica e experimentaram mudanças muito bruscas em seus hábitos, essa percepção do frio muda. Muitos relatam que passam a sentir mais frio após a cirurgia. Como eu também realizei a cirurgia e coordeno um grupo de apoio voltado para pessoas que também realizaram, resolvi dividir o texto abaixo com vocês.
-Psicólogo Douglas Amorim - CRP 18/01648
Contatos:
Email: psidouglas@hotmail.com
whats: 65 9293-9445
___________________________________________________
É comum ser mais sensível ao frio após cirurgia bariátrica?
Após alguns meses da cirurgia bariátrica, algumas pessoas dizem ter a sensação de que sentem muito mais frio que antes da gastroplastia.
A explicação para esse frio após a cirurgia de redução do estômago tem duas explicações que são muito simples. A gordura oferece uma “capa protetora” ao indivíduo. Na verdade, o nome desta proteção é tecido adiposo, que serve também como reservatório energético. Ele atua como uma espécie de isolante térmico.
Com a perda de gordura após a gastroplastia, é como se a pessoa estivesse com menos proteção. E com isso, a sensação de frio é muito maior a que tinha antes de emagrecer.
Outro fator que faz diferença neste momento é que no inverno as pessoas tendem a consumir bebidas e/ou comidas mais calóricas para diminuir a sensação de frio e aumentar a sensação de conforto. O paciente em processo de pós-operatório da cirurgia bariátrica não consome alimentos deste tipo, tendendo a sentir a falta da sensação de conforto que estas bebidas e/ou comidas trazem.
A tendência é que, com o passar dos anos, o organismo se adapte à falta desta camada, que muitas vezes existia em excesso, e o paciente passe a não sentir tanto frio quanto neste primeiro período de pós-operatório da cirurgia da obesidade.
Fonte: Thales Delmondes Galvão

17 comentários:

  1. Eu já acordei d cirurgia com frio e nunca mais passou. Rsrsrs Eu sempre fui muito calorenta mas agora o frio é grande. Por isso acho que não é por causa da gordura, pos senti frio imediatamente, antes de perder qualquer peso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho. Sempre fui calorenta, mesmo pesando 68kg Agora acabei de operar e sinto frio desde o primeiro dia.

      Excluir
  2. Já se passaram dois anos pós cirurgia, e o frio enorme que sinto segue comigo ��.

    ResponderExcluir
  3. eu ja estou com mais de dois anos e continuo com o frio. As minhas maos ficam geladas

    ResponderExcluir
  4. Sou operado a 14 anos e sinto muito frio, minha mãos gelam e os dedos do meu pé ficam até roxos. Tremo muito.

    ResponderExcluir
  5. Sou operado a 14 anos e sinto muito frio, minha mãos gelam e os dedos do meu pé ficam até roxos. Tremo muito.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Tenho 3 anos de cirurgia. Meu corpo doi de tanto ficar encolhida. Sinto muuuuito frio. E estou tendo um problema sério no meu trabalho prq o ar condicionado fica ligado direto e ainda ventilando, e a administradora alega q não pode mudar 😠 já pensei ate em pedir conta prq, apesar de gostar do que eu faço, não consico ficar dentro da minha sala.

    ResponderExcluir
  8. Fiz um gastroplastia a 3 meses e quase morro de frio. Ta certo que moro na Cerra gaúcha e estamos no inverno, más sofro muito. Nada me aquece.

    ResponderExcluir
  9. Fiz Bypass faz 8 anos, quando acordei na sala de recuperação não consegui para de tremer de tanto frio. Até hoje sinto frio,muito, até mesmo no verão muita vezes preciso de um banho bem quente para me aquecer. E outro fator interessante que naqueles dias aqui do Sul, quando a temperatura vai mudar, o frio nem chegou ainda de verdade e eu já estou encarangada.

    ResponderExcluir
  10. Sou operadores a 8 anos e meu maior inimigo desde então são as baixas temperaturas, o frio q sinto chega a ser insuportável, chega a doer, tenho até vergonha pq as pessoas estão de boa e eu tremendo de frio, uso 2 meias calças mais a calça jeans e muitas blusas, acho q não deve ser só a perda de peso. Moro em São Paulo e aqui o frio é rigoroso, chega a mexer com o meu humor e atrapalha minhas relações com as pessoas.

    ResponderExcluir
  11. Amigos!Estou com apenas 11 dias de Bariátrica e sinto meus pés e mãos geladas ser a que isso vai passar?

    ResponderExcluir
  12. Tambem sou operada de bariatrica a oito anos e sinto mtooo frio,tremo me muito e minhas maos tambem gela.Eu me cuido tomo as vitaminas direitinho nunca dei anemia e deficiencia em nenhuma vitamina pos a cirurgia,mais edse frio que sinto me icomoda mto.Ja quase perdi serviço por isso.

    ResponderExcluir
  13. Eu operei há duas semanas (24/05) e já estou sentindo frio, fico com as mãos geladas e os dedos dos pés roxo, e eu acredito que tenha perdido pouco peso em compensação ao que tenho que perder 35 a 40kg.Eu era muito encalorada, vivia suada no rosto, o simples fato de caminhar já ficava suada, e as minhas mãos eram quentes, sempre foram quentes.Imaginava que depois que emagrecesse bastante teria frio,mas não, adorei a publicação.

    ResponderExcluir
  14. Operei faz 10 dias e estou com as mãos e os pés gelados

    ResponderExcluir
  15. Tenho 1ano e 2mes sinto muito frio nos pés e na região do abdômen o que fazer pés, gelados..

    ResponderExcluir